sábado, 28 de dezembro de 2013

A Experiência de Estágio Universitário de Stefania Selmo


Minha experiência formativa no Brasil é diferente da de muitos voluntários e estagiários que vieram antes de mim e eu vou explicar agora por que : Eu nasci nesta terra maravilhosa ... oh sim ... eu sou brasileira.
Eu nasci em Fortaleza, capital do estado do Ceará, na região Nordeste , e há 22 anos eu fui adotada por duas pessoas maravilhosas.
Este ano, pela primeira vez na minha vida, eu consegui voltar aqui, no meu amado Brasil!
Meu estágio começou em 9 de setembro embarcando no avião e em Milão e desembarcando no dia 10 em Petrolina. Nesta viagem eu estava acompanhada por meu pai, que ficou em Petrolina por uma semana. Ao chegar no aeroporto de Petrolina foram recebidos com grande Calor por dois jovens da APAE e por Nicola Andrian "Bemvinda STEFANIA " ... bellissimoo (Lindissimooo)!
Fiquei muito feliz por este maravilhoso bem-vindo e me senti cheia de curiosidade, alegria e até um pouco de medo (positivo) para o que me esperava.
A primeira coisa que me impressionou foi que essas pessoas emitem calor quando cumprimentam, abraçam, beijam, e eu me senti como eles, eu senti que esta era uma parte de mim. Eu adoro abraçar as pessoas quando as encontro, porque é um símbolo da paz, aceitação, bondade e estas pessoas expressam tudo isso.
Na APAE de Petrolina

Após a chagada cheia de emoções, nos dias seguintes eu começei conhecer a realidade ao meu redor e visitar as Instituições que colaboram com o Porgetto BEA: a UNIVASF, que me dá a acomodação, o CEMAM onde trabalhei algumas vezes com uma estudante de psicologia da UNIVASF e finalmente, a APAE, onde então eu fiz o meu estágio.
Ao contrário de outros internos, comecei meu estágio na segunda semana e assim que pus os pés na APAE eu imediatamente me apaixonei. Dentro da instituição segui vários professores com uma abordagem específica para a formação continuada e fiquei a disposição por qualquer outra necessidade.
As pessoas e as diferentes áreas que eu conheci me enriqueceram profundamente.
Sendo uma estudante do curso de " Ciências da Educação ", da Universidade de Pádua, Italia, um dos objectivos específicos do meu estágio foi o de participar ativamente na organização de uma etapa de formação continuada para a Inclusão, apoiando o meu tutor/orientador Nicola Andrian.
Esta etapa foi pensado inicialmente para os professores e funcionarios das APAES de Petrolina e Juazeiro, mais ao longo do processo de planejamento propôs-se a todas as organizações públicas e privadas que trabalham no contexto nesta área. Foi realizada nos dias 28 e 29 de novembro no SEST SENAT em Petrolina com a participação de três formadoras/facilitadoras abordando as temáticas das práticas pedagógicas na sala de aula em relação à síndrome de Down e autismo.
Foi uma formação que alcançou plenamente o objetivo de enriquecer todos os profissionais que participaram.
Além das atividades do estágio, eu tenho experimentado muitos momentos bonitos e até engraçados nesses três meses: cultura, música, comida e …. amigos!
Agora, olhando para trás e pensando sobre a rota seguida, os esforços, os sacrifícios e as coisas maravilhosas que este estágio e esta vida em Petrolina me deram, eu penso no meu amadurecimento, tanto pelo lado profissional quanto pelo lado humano, no quanto aprendi com todas as pessoas que conheci, voltando para casa mais rica do que nunca.
Um enorme agradecimento a Petrolina e a todas as pessoas que nesses três meses têm me dado tanto e tem me ajudada nesta experiência, um agradecimento especial a Nicola Andrian que permitiu essa experiência e quem tem acompanhado me dia após dia.
Eu levo todos vocês comigo, com a promessa de que no próximo ano eu vou voltar para aprender ainda mais, porque nunca se para de aprender!
Beijos, Stefania

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Formação continuada para a Inclusão
, 1^ Etapa – Práticas pedagógicas na sala de aula – Autismo e Síndrome de Down


O Progetto BEA e a APAE de Petrolina-PE realizam o evento:

Formação continuada para a Inclusão

1^ Etapa – Práticas pedagógicas na sala de aula Autismo e Síndrome de Down

Um evento que se destacou pela mobilização e colaboração ativa de varias Instituições públicas e privadas de Petrolina e Juazeiro visando a formação de excelência.
Local: Auditorium SEST SENAT, Rua Zito de Souza Leão 10, Km 02, Petrolina-­‐PE.

Dia 28 de novembro
14.00 horas: Apresentação Grupo de Teatro APAE Petrolina.
Composição da Mesa:
Em videoconferência com a Itália: Isabella Polloni, Presidenta da O.n.g. En.A.R.S. (promotora do Progetto BEA) e Rosanna Murarotto, Presidenta Associação Madre Teresa di Villa del Conte.
Isabel Olinda, Diretoria APAE Petrolina
Evera Nice Muniz, APAE Juazeiro
Vladimir Felix, Federação das APAES de Pernamnuco
Adriana Ribeiro da Silva Costa, Presidenta AAMAVASF
Rosemary Andrade de Amorim, Secretária de Acessibilidade da Prefeitura de Petrolina-PE
Fabióla Maria Freire Araujo, Diretora NAPPNE Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos portadores de Necessidades Especiais da Secretaria de Educação de Petrolina-PE
Marcleide Miranda, Gerencia Regional de Ensino - Sertão do Meio São Francisco
Creuzenilda da Silva Lima, Gerente do Núcleo Psicossocial e Inclusão NAPSI da Secretaria de Educação de Juazeiro-BA
Convidados também: Maria Adinail Viana, Secretária SEDEST Prefeitura de Petrolina e  Antonio Carvalho dos Santos Junior, Coordenador de Desenvolvimento da Educação Básica/DIREC-15, Juazeiro-BA

D.ra Elcione Jacobina
Das 14.30 as 18.00: Abordagem teórica e práticas pedagogicas na relação educativa com o autismo. Palestrante: D.ra Elcione Jacobina.

Dia 29 de novembro
8.00 horas: Apresentação Grupo Percussão APAE Juazeiro-BA
das 8.30 as 12.00 e das 14.00 as 17.30 horas: Abordagem teórica e práticas pedagogicas na relação educativa com Deficiência intelectual e sindrome de Down. formadoras/facilitadoras: Ana Beatriz Araújo e Itana Lima, Salvador-BA.
17.30 horas: avaliação e encerramento do evento.

Formadora Ana Beatriz
Apoio: Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Acessibilidade da Prefeitura de Petrolina; GRE Petrolina; AAMAVASF; Secretaria de Educação da Prefeitura de Juazeiro-­‐BA; DIREC-15 Juazeiro-BA; APAE Juazeiro-BA; Federação das APAES de Pernambuco.
Grupo de Teatro APAE Petrolina
Grupo APAE Juazeiro
Patrocinio:
Associação Madre Teresa, Villa del Conte Padova, Itália
PARAÍBA Material de Construção, Petrolina
AAMAVASF
CULTURA INGLESA
VIVÉNCIA Centro Educacional
BUTIQUIM ROCK & SAMBA
Colégio OBJETIVO Petrolina
Bode Assado do Papa’s
Loiola Engenharia, Juazeiro
MV Contabilidade, Juazeiro
DANTAS Construções, Petrolina
RIO GRANDE Turismo
Comida Pronta, Petrolina
BARRETU'S Grill
NARDINI Imóveis
Bode ANGELO
MONJOPINA Restaurante
Além do Trigo


Un agradecimento de Coração a todos que somaram para a realizaço deste Evento
Nicola Andrian e Stefania Selmo – Equipe BEA 2013