segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Viagem para Recife


7 – 10 outubro 2011
O fim de semana de 7 a 10 de outubro, viu a Equipe BEA viajando para Recife, capital da região.
Após de ter recebido no aeroporto Coretta, estudante de Cooperação ao Desenvolvimento, os marcos destes dias foram os encontros com: o Cônsul da Itália Francesco Piccione, a equipe pedagógica do Grupo Pé no Chão e o diretivo da sede da FUNASE.

O acolhimento e a disponibilidade das pessoas diferenciaram estes momentos de conhecimento e troca.

A visita ao Consulado italiano nos deu a oportunidade para conhecer melhor as funções e o papel desta instituição, apresentar as atividades do Projeto BEA e o nosso trabalho na área de Petrolina e se confrontar sob a situação dos italianos no Brasil.

Na manhã com o Grupo Pé no Chão, depois de ter entendido que o trânsito em Petrolina è nada confrontado com aquilo da capital, encontrámos uma parte da equipe pedagógica que nos apresentou o seu projeto com os meninos de rua, as oficinas que desenvolvem nas comunidades de Santo Amaro e Arruda, a sua metodologia de trabalho com garotos e famílias; trocamos experiências, observações e opiniões sobre as estratégias educativas: um agradável bati-papo entre ‘colegas’.
Com eles irá trabalhar Simone Curtino. Estudante de Cooperação ao Desenvolvemento da Universidade de Padova.

A última reunião formal, a visita ao FUNASE, teve como objetivo o conhecimento reciproco com a Diretoria central de uma entidade que colabora com a gente no Projeto BEA (FUNASE Case e Cenip de Petrolina); participaram a diretora da área socio-educativa, a coordenadora técnica e as responsáveis educativa e pedagógica. Uma troca de perguntas em relação aos sistemas penitenciarios e às atividades do BEA, num clima de condivisão e de possíveis colaborações futuras.

“Agradecemos a todos que partilharam o seu tempo e o seu caminho com nós voltando agradável e significativa a viagem inteira.

Solange, Leda e Maicol: obrigadissimos pela hospedagem, a simpatia e por ter cuidado a gente…viajantes e cidadãos do mundo!”
Equipe BEA

Entrevista na Rádio Cidade AM - Juazeiro


OUTUBRO 2011
Outubro começa com um belissimo encontro na rádio que transmite o programa direto da web. Joselia, jornalista da Rádio Cidade AM em Juazeiro: Obrigada pelo convite!
Chiara

Eventos em Petrolina


SETEMBRO 2011
No nosso dia-a-dia em Petrolina nunca faltam as ocasiões para aproveitar de momentos de festa com a cidadania. Os convites continuam chegando e setembro ha sido um mês especialmente vivo; celebraram a Festa Nacional do Brasil (dia 7), o aniversário da fundação da cidade (dia 21) e o Festival do Pernambuco Nação Cultural (dias 19-24).
Nessas jornadas tivemos o prazer de assistir á varios desfiles que envolveram grupos folclóricos e bandas marciais, nas ruas do nosso bairro, da cidade e ao redor.
O Festival ocorreu dentro de uma semana com oficinas, encontros, workshops e shows na beira do Rio São Francisco: uma programação tão rica, que era difícil escholher só uma.
Todos os eventos são ocasiões para entrar em contato com a realidade onde estamos trabalhando e para conhecer mais da cultura e dos moradores deste pequeno e grande canto do mundo.
 Lisa

Encontros de descuberta da língua e da cultura italiana


SETEMBRO 2011
 Há já varios anos, os estagiários do Projeto BEA têm a oportunidade de se encontrar com seus colegas da Faculdade de Formação dos Professores da Universidade de Petrolina (FFPP-UPE), através de um curso de língua e cultura italiana.

A semelhança de interesses e de idade tornam a atmosfera informal e a ligação direta.
Aqui estão Solange, Myriam, Lisa e Coretta no papel de professoras, medindo-se com a ‘italianidade’ delas: gramática, cultura, historia, geografia, música… e absorvendo uma pouca de ‘brasilianidade’.

“Após dos primeiros encontros começamos já escutar simples frases em italiano, e aprendímos novas palavras e expressões brasileiras; isso também nos dá a força para organizar de vez em vez dinâmicas novas e nos comprometir para que a troca seja o mais interessante possível”
Lisa, Myriam, Solange e Coretta

Equipe Projeto BEA 2011


SETEMBRO 2011
A coordenação geral do Projeto BEA vê envolvidos desde o começo Nicola Andrian como responsável local e Isabella Polloni, como Presidente do En.A.R.S., associação de Padova que promove o Projeto.

Desde 2009, de agôsto á dezembro todos anos, o BEA amplia a sua equipe de trabalho aos estudantes universitários estagiários e voluntarios que desenrolam um papel ativo e fundamental nas atividades pensadas e desenvolvidas dentro da rede das entidades enroladas (PETRAPE, APAE, CEMAM, FUNASE Cenip e Case, FFPP-UPE)

O 2011 é o ano de:
- Solange Girardi e Myriam Buffa, estudantes da Faculdade de Ciências da Formação (Universidade de Padova – Itália), do curso de Educação profissional nos serviços socio-sanitários
- Lisa Guerrato e Coretta Bergamin, estudantes do curso de formatura interfaculdade Cooperação ao Desenvolvemento ( Universidade de Padova – Itália)
- Chiara Menorello, colaboradora do Projeto, licenciatura em Ciências da Formação como Formator nas organizações.
Solange está desenvolvendo o estágio com os meninos do PETRAPE, sob a temática da saúde e da limpeza de si mesmo, dos lugares e dos alimentos, através de uma oficina de cozinha.
Myriam está desenrolando o estágio com os adolescentes do FUNASE sob a prevenção ao uso das drogas, quais são e quais as consequências.
Lisa está acompanhando Nicola e Chiara no trabalho deles, de coordenação e está realizando, baseando-se na realidade do Projeto BEA, um estudo sob a importância da rede no desenvolvimento de uma intervenção de cooperação internacional.
Coretta está analizando além da rede do Projeto no geral, a rede de relações que o APAE de Petrolina tem desenvolvido no territorio nacional e local

Bom trabalho Equipe!


Info Progetto BEA: www.enars.it